sexta-feira , 22 setembro 2017

Tutorial : Sistema de Agressão do EVE Online

Eve Online tem um sistema que acompanha atos criminosos e de agressão entre pilotos. Conhecer como funciona o sistema de agressão é ótimo para todos que jogam o jogo, desde o piloto envolvido em batalhas em 0.0 ou mesmo pilotos que atuam em high sec para evitarem fazer algo que pode levar a ter sua nave destruida.

O sistema funciona com base em voce receber uma ou mais “bandeiras” que ira resultar em consequências para você ou outros ao seu redor. Cada bandeira tem um tempo de duração com informações detalhadas do que seria aquela bandeira.

Abaixo esta a imagem que irá aparecer na sua tela com estas bandeiras caso acione o sistema de agressão :

Crimewatch2_0_WeaponsTimer– NPC Flag – Non-Capsuleer Log-off

Crimewatch2_0_NPCTimer

Esta bandeira fica ativa quando você ativa qualquer módulo ofensivo contra uma nave NPC de qualquer tipo ou quando uma nave NPC ativa um modulo ofensivo em você. Esta bandeira dura 5 minutos e ira fazer com que sua nave permaneça no espaço por 5 minutos mesmo se deslogar. Os 5 minutos não serão extendidos mesmo que os NPCs continuem a agressão quando o piloto deslogar.

– PVP Flag – Capsuleer Log-Off Timer

Crimewatch2_0_PVPTimer

Esta bandeira é ativada quando algum módulo ofensivo é ativado por um piloto em outro piloto (inclusive smartbombs) ou quando outro piloto usa algum tipo de efeito em você. Esta bandeira dura 15 minutos e a nave afetada irá permanecer no espaço após o piloto deslogar durante todo os 15 minutos. Se a nave é agredida por outro piloto enquanto este tempo estiver ativo, o tempo ira recomeçar e potencialmente irá manter a nave no espaço de forma indefinida.

– Weapons Flag – Weapons Timer

Crimewatch2_0_WeaponsTimerActive

Esta bandeira se torna ativa quando você ativar qualquer módulo ofensivo (armas, estase Webifier etc) sobre outro jogador ou entidade NPC, incluindo módulos como Smartbombs. Independentemente do status de segurança do sistema solar, ter esta bandeira ativa vai impedi-lo de atracar em qualquer estação, pular por stargate, ejetar e abordar em outra nave enquanto no espaço e armazenar uma nave em um hangar da corporação ou frota. Esta bandeira tem a duração de 60 segundos a partir do momento que você abrir fogo, e vai renovar cada vez que você tomar mais medidas ofensivas – o que significa que você vai ter que esperar um total de 60 segundos após a última ação ofensiva antes de ser capaz de atracar, pular etc (mesmo se você perder sua nave).

– Suspect Flag – Suspect Timer

Crimewatch2_0_SuspectTimer

Suspect_Retribution

Apenas aplicável no espaço de Império (0,1 a 1,0), a bandeira Suspect permite que qualquer outro jogador possa atacá-lo sem penalização para a duração do timer. CONCORD e gate gun não vão defendê-lo, e o atacante não vai receber uma redução de nível de segurança. A bandeira Suspect tem a duração de 15 minutos e existem diferentes ações que podem ativar a bandeira, dependendo do status de segurança do sistema solar. Matar pod de um Capsuleer com um temporizador Suspect ativo não irá resultar em perda de segurança de estado ou resposta CONCORD.

No espaço de alta segurança (high sec), você pode adquirir uma bandeira Suspect por roubar ou destruir um container ou wreck e tambem dando assistência remota a outros jogadores em posse de uma bandeira ativa Suspect, Bandeira Criminal ou limited Engagement ou jogadores que têm status de Outlaw (tem -5 de nivel de Segurança ou inferior). Você também pode receber uma bandeira Suspect se um jogador ativa um kill right em você.

No espaço de baixa segurança (low sec), usar um módulo ofensivo em uma nave de um piloto (não a sua cápsula) incluindo Smartbombs, vai provocar uma bandeira Suspect. Roubos de um container também irá provocar a bandeira, embora auxiliando jogadores fora da lei no espaço baixa segurança não vai.

– Criminal flag – Criminal Timer

Crimewatch2_0_CriminalTimer

Criminal_Retribution

Como a bandeira Suspect, a bandeira Criminal só se aplica no espaço Império. A bandeira Criminal, se acionada sempre vai substituir uma bandeira Suspect, e quaisquer outras ações que normalmente provocam uma bandeira suspect irá estender o tempor da Criminal pela mesma quantidade. Tal como acontece com a bandeira Suspect, o status de segurança do sistema solar afetará as ações que provocam a bandeira.

No espaço de alta segurança (high sec), ativando qualquer módulo ofensivo na nave ou cápsula de outro jogador, que não são legitimamente autorizados a atacar (corpmates, alvos de guerra, por exemplo), vai provocar uma bandeira Criminal, assim como ajudar um jogador com uma bandeira Criminal. Se você receber uma bandeira Criminal no espaço de alta segurança (ou saltar para o espaço de alta segurança com um temporizador criminoso ativo adquirido em outro lugar), você não será capaz de iniciar um warp, ou saltar através de um stargater e CONCORD vai aparecer e atacar você, gategunso de sentinela vão disparar em cima de você, e qualquer jogador pode atirar em você sem penalidade. Quaisquer container descartados será auto-abandonado, permitindo que qualquer outro jogador tome para si sem penalidade.

Enquanto em espaço de segurança baixa (low sec), você vai adquirir uma bandeira Criminal se ativar qualquer módulo ofensiva contra cápsula de um jogador e por ajudar diretamente qualquer outro jogador na posse de uma bandeira Criminal. Se você receber uma bandeira Criminal no espaço de baixa segurança, não será impedido de warpar ou saltar, e CONCORD não vai aparecer para atacá-lo -, mas você vai ser alvejados por gategun, seus destroços e containers descartados serão auto-abandonados e qualquer jogador pode disparar em cima de você sem penalidade.

– Limited engagements

Crimewatch2_0_LETimer

LimitedEngagement_Retribution

Receber um suspeito ou a bandeira Criminal, enquanto no espaço de Império provavelmente muitas vezes resultara em você ser alvejado por outro jogador, mas você deve ter notado que não há nenhuma maneira de volta tiro, sem cometer mais atos criminosos. Para evitar isso, CCP introduziu o conceito de “Limited Engagement”. Limited engagements são criados quando um jogador ataca outro jogador com a posse de uma bandeira de criminal ou suspect ou é considerado um fora da lei. Eles só existem entre os jogadores (não corporações, alianças, etc.), e permite que cada uma das partes tenha o direito de atacar o outro sem penalidade legal. limited engagements são considerados como ativo enquanto as hostilidades estão em andamento, e permanecerá ativo por cinco minutos após a última ação ofensiva foi cometido.

Para entender em mais detalhes o que aciona cada bandeira e consequências de uma forma mais rápida, criamos o diagrama que esta acessivel pelo link abaixo :

– SISTEMA DE AGRESSÂO – EVE ONLINE

Obrigado ao piloto JP -Fogliene por tomar um tempo de jogo para criar e contribuir com a imagem acima.

Fiquem a vontade para entrar em contato no caso de dúvidas ou comentarios.

Sobre Quitty

Entusiasta de jogos de computadores com temática sci fi e interessado em jogos de estratégia. Não demorei muito para descobrir o EVE Online e entrar no ciclo continuo de aprendizado relacionado a este jogo. Também sou diplomata oficial da corporação Supernova Society.

Sugestão de Leitura

Como enviar ISK para um outro personagem ou corporação

Uma dúvida recorrente de jogadores de EVE Online é como enviar ISK de um personagem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *