segunda-feira , 26 junho 2017

Tudo sobre: Scams

Para os não iniciados, EVE Online é um jogo que chega a ser assustador, no começo, a carga de informação que um jogador iniciante recebe dos veteranos de New Eden pode até mesmo ser espantosa: Muitas dicas, informações, o que pode e o que não pode, e é claro, o simples fato de que as coisas que você mais ama, podem ser destruídas a qualquer momento. Em cada esquina obscura de EVE escondem-se gangues de indivíduos desonestos, a espreita, apenas aguardando para tirar tudo o que você tem. Parece exagero, mas como vou mostrar a seguir, não é.

Não se pode negar que os novos jogadores merecem ao menos um heads-up sobre o que estão prestes a enfrentar quando entram no EVE, e talvez, não desistirem deste jogo incrível logo nas primeiras semanas, por isso, é importante você saber identificar fraudes agora, antes que seja tarde demais.

O Esquema de se Dobrar ISK.

scamiskPode parecer tentador, você está, acompanhando o chat local de Jita e encontra as vezes mensagens de que alguém enviou uma certa quantidade de ISK e recebeu de volta três vezes o mesmo valor, e então, acessa o perfil desta pessoa e encontra algo semelhante como da imagem ao lado. Você acaba acreditando de que ela é um industrial muito bem sucedido e que ganhou bilhões de Isk ao longo dos anos e que em toda a sua benevolência, deseja dar de volta a comunidade tudo o que recebeu. Você se emociona com esse depoimento, e envia para ela uma quantidade de dinheiro, e de repente, nada acontece… Você não recebe o seu dinheiro dobrado, tenta rever as regras do jogo para saber se você se esqueceu de algo, mas seguiu tudo a risca, tenta mandar mensagens para o usuário, mas nenhuma delas são sequer aceitas. O que lhe resta é apenas chorar por todo o seu valioso ISK perdido. Este esquema só dobra o dinheiro da pessoa que mantém estes “jogos”, e não o seu, é uma farsa comum que ataca especificamente jogadores novos e ingênuos que buscam ficar ricos muito rapidamente.

Fraude de Contratos

Uma das principais coisas que EVE tem em comum com o mundo real é a importância de se ler um contrato. As vezes você está acompanhando o chat local de Jita (sim, novamente este sistema) e alguém coloca um contrato onde ele irá lhe oferecer dois plex, pelo o preço de um, você talvez pense que ele está maluco, fazendo alguma promoção, ou é um cara extremamente rico que possui apenas um bom coração. Você corre para aceitar o contrato, pois, se ele foi colocado no chat local de Jita, que geralmente conta com milhares de pessoas online ao mesmo tempo, as chances de você ser o sortudo que vai aceitar podem ser pequenas correto? Achando que está fazendo um perfeito negócio, aceita o contrato sem ler, com pressa e esvazia a sua wallet. No final quando você confere o seu inventário, percebe que recebeu apenas um único plex, ou nenhum. Alguns contratos ao mesmo tempo que lhe dão o produto podem pedir de volta, são contratos montados em forma de Trading que, pela mecânica do eve, aguarda para que o produto esteja no seu inventário, para então entregá-lo ao jogador, menos o seu dinheiro.

Outra variação desta fraude é postar vários contratos de itens parecidos, o fraudador fará um pequeno spam no chat local colocando alguns contratos relativos a uma Gila por exemplo, por um valor bem abaixo do mercado, porém, sempre que você abrir estes contratos, todos já estarão comprados, dando a impressão de que existe algum tipo de concorrência. No meio destes contratos aparecerá um, do mesmo fraudador, com um valor bem alto, e para ganhar a concorrência você percebe que o contrato ainda pode ser aceito, e sequer, sem conferir o negócio que está prestes a fechar, aceita o contrato… sua wallet é esvaziada e você se dá conta de que na verdade, recebeu uma Moa (versão absolutamente inferior a Gila). Todos estes contratos são feitos para que você pense que: Aceitando-os, está fazendo um ótimo negócio antes do que todos, e que você precisa ser rápido para aceitá-los e acaba por ignorar tudo o que está escrito.

Contratos em centros comerciais, são para serem lidos, rê-lidos, e então como se não bastasse, rê-lidos novamente para que então você recuse de qualquer maneira, pois há grande chances que, se aceitando, estará perdendo alguma coisa.

A fraude do “Margin Trading”

Algumas pessoas se favorecem de uma skill chamada “Margin Trading“, esta skill permite que você coloque ordens de compra de um determinado produto sem que tenha ISK suficiente para cobrir a compra. Ele é projetado para que Traders possam manter muitas ordens de compra enquanto estão a espera de venderem outros produtos para preencher o ISK necessário, é lógico que com o tempo, se tornou famoso por se permitir criar fraudes. O esquema funciona desta forma:

O Fraudador encontra um produto que é barato, porém, é vendido em volumes muito pequenos, em seguida ele assume aquele market sobre este mesmo produto, e então o devolve ao mercado com valores muito maiores. Para este exemplo, vamos dizer que ele colocou 5 ordens de venda com o valor de 1 bilhão cada, em seguida ele adiciona algumas ordens de compra sobre aquele mesmo produto, porém, três vezes mais altas, custando até mesmo 3 bilhões.

A primeira vista pode parecer incrível, comprar um produto por um valor e vendê-lo pelo dobro, mas acredite, não é. Neste cenário, o fraudador colocaria uma quantidade mínima para que a ordem de compra fosse realmente concluída, como por exemplo 3 itens… A seguir ele coloca no chat local de algum centro comercial o produto que ele está manipulando e diz que infelizmente não possui ISK suficiente para fechar o negócio, você então acessa o produto, vê que pode fazer um lindo negócio, observa as compras mínimas e adquire 3 dos produtos no intuito de vendê-los para aquela ordem de compra absurda, você acredita que é um negociante nato e acha incrível que ninguém além de você esteja fazendo isso, e quando tenta vender para aquela ordem de compra magnífica, você simplesmente não consegue, pois o “comprador” não possui ISK suficiente para pagar pelos produtos. No fim, você fica com 3 produtos inúteis e o fraudador desaparece com todo o seu dinheiro.

CODE

Bem, a CODE merece uma menção neste artigo, não por ser um esquema de fraude, mas sim um grupo de pessoas que insanamente, seguem um indivíduo chamado James 315, que se autodenomina o “salvador de Highsec e pai da Nova Ordem” clamando para si, a soberania de todo o sistema Highsec, o que é claro, um absurdo. Mais absurdo ainda é o fato de que pessoas que seguem as regras ditadas por este indivíduo assediam jogadores por todo o sistema highsec dizendo-lhes que, para realizar atividades como mineiração, hauling (transporte), rateação e etc… precisam pagar por uma permissão, para que você não seja assediado por eles, caso contrário, eles vão destruir você.

No fundo, isso é um golpe, combinado com um pouco de pirataria, evite fazer atividades AFK no EVE, e caso alguém apareça enquanto você minera ou está envolvido com alguma atividade PVE, apenas saia, warpe para longe e não pague nada a ninguém.

Fly Safe
Kellar

Sobre Kellar Mikakka

Aficionado por todo o tipo de conteúdo de Ficção Ciêntifica, encontrou no EVE a melhor forma de se "viver" no espaço. Se me ver no EVE, não atire! Estou apenas transportando Exotic Dancers. :D

Sugestão de Leitura

Como enviar ISK para um outro personagem ou corporação

Uma dúvida recorrente de jogadores de EVE Online é como enviar ISK de um personagem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *