segunda-feira , 23 outubro 2017

Sobre o Skill Trading

Há algum tempo, na verdade, em meados de outubro do ano passado a CCP veio com um artigo falando sobre o futuro do Character Bazaar e também sobre Skill Trading. Artigo este, que gerou discussões muito acaloradas no fórum dividindo a comunidade entre aqueles que apoiavam a idéia, e os que a detestaram. Inclusos dentre aqueles que não apoiavam, estavam membros conhecidos da comunidade, assim como praticamente todo o conselho CSM que deixou clara a posição de se opor a idéia.

A idéia cozinhou por algum tempo, até que recentemente, para a surpresa de muitos a CCP divulgou no dia 18 deste mês, este artigo, onde é revelado que o Skill Trading chegará ao market do EVE já no dia 9 de Fevereiro. Como não foi diferente, a notícia causou indignação de uns, alegria de outros, e uma nova discussão bem acalorada nos fórums e no reddit.

Screenshot_2015-10-15_10.50.55

O que é?

Num resumo bem básico, o funcionamento se dará da seguinte forma:

  • Personagem com até 5 milhões de SP receberá do injetor 500,000 SP;
  • Personagem entre 5 e 50 milhões de SP receberá do injetor 400,000 SP;
  • Personagem entre 50 e 80 milhões de SP receberá do injetor 300,000 SP;
  • Personagem acima de 80 milhões de SP receberá do injetor 150,000 SP;

xxTendo começado com esta “tabela” de SPs dos extratores, vamos falar um pouco de como se chegaria a isto: Inicialmente, a partir do dia 9 de Fevereiro, estará disponível na New Eden Store um item chamado Skill Extractor, que poderá ser comprado por Aurum, ou então adquirido no Market por ISK. Acredito que inicialmente o preço do Extrator seja de aproximadamente 1.000 a 1.500 aurum o que poderia ser um absurdo, e isso se baseia inteiramente em MINHA OPNIÃO, portanto, mais a frente vou explicar sobre estes valores, mas deixo de antemão que eu não os acho justos.

Assim que você adquirir o Extrator, uma janela semelhante a esta aqui do lado aparecerá para que você selecione as skills que deseja remover. Note que as skills que aparecem com um cadeado amarelo não podem ser removidas devido a dependências (outras skills que por ventura dependam desta).

O Extrator apenas pode ser finalizado quando você atingir a quantidade de 500.000 skill points, ou seja, você deve ter exatamente esta quantidade de skill points a ser removida, qualquer quantidade abaixo disso torna impossível “finalizar” o extrator. No fim, quando terminar, você terá em seu inventário um item chamado Skill Injector com 500,000 SP que você pode realocar no seu personagem, com a penalidade de perder SPs no processo, ou colocar no market e tentar fazer algum lucro com isso.

Ok Kellar, vale a pena?

Minha resposta seria basicamente “Depende“, e explico o porque, mas tenha em mente de que o que vou escrever de agora em diante, se trata unicamente de minha opinião: Esse tipo de “comércio de skill points” vai abrir margem para algumas coisas no EVE, como por exemplo: “Insta Alts“. Segundo uma pesquisa mostrada no O7 Show do dia 28 de Janeiro (Você pode assistir ao vídeo aqui), mostra que, grande parte dos jogadores de EVE possuem mais de uma conta, o interessante é que, segundo o gráfico da CPP, os personagens principais (mains) possuem muito mais SP se comparados aos alts, nas duas contas, como mostra o gráfico abaixo:

skillpoint-main-alt

Ou seja, na primeira conta, é possível encontrar personagens com +50.1 milhões de SP e com alts específicos de até +5.5 milhões de SP, sendo que na segunda conta, a diferença é um pouco menor, contando com +43.4 milhões de SP e com alts que giram em torno de +7.8 milhões de SP, o que leva a segunda informação da CCP de que: Apenas 36.6% possuem os 3 slots na primeira conta ocupados, assim como 43.9% possuem os 3 slots ocupados na segunda conta. Ou seja, a grande maioria ainda possuem slots em suas duas contas, não vou cogitar o porque, pois existem inúmeras razões para isso.

Aonde eu quero chegar com isso: A média de SP gira em torno de 50.1 milhões de SP a 43.4 milhões de SP, acima e abaixo disso, a curva do gráfico cai consideravelmente para jogadores que possuem +100 milhões de SP, como também para aqueles abaixo dos 50 milhões, que consiste basicamente em personagens criados nos últimos 3 ~ 4 anos. Tendo dito isso, e apresentado os números, como vai ser basicamente a realidade do “Mercado de Skills” que chegará em breve no EVE? É claro que nenhum jogador vai “estripar” milhões e milhões de skills de seu personagem principal apenas para disponibilizar para outros no market, assim como aqueles que pensam em remover skills inúteis e realocá-las provavelmente vão perder parte de seus skillpoints no processo, o que de certa forma, os desencorajaria a fazer isso. Acompanhe o exemplo abaixo:

João possui um personagem com 68.000.000 de SP, ele compra três extratores no market e decide remover 1.500.000 SP de seu personagem principal para organizar algumas skills, João então, apenas conseguirá realocar 900.000 SP em seu personagem, perdendo 600.000 SP. João termina, tendo o seu personagem com 67.400.000 SP. Levando em consideração que, um personagem com um set de implantes +4, treine em 1 mês 1.555.200 de SP, João perdeu 18,4 dias de treino.

O Exemplo que eu usei acima pode parecer absurdo, mas não é, todos os cálculos foram corretos, e no final, João vai sair no prejuízo. Sua outra alternativa seria colocar os injetores no market para conseguir algum tipo de Isk, mas quanto ele conseguiria?

Inicialmente, esta idéia de Skill Trading veio como parte do “New Bro Experience“, política de retenção de novos jogadores da CCP que visa facilitar um pouco mais a entrada para aqueles que desejam experimentar o EVE, há algum tempo atrás os novos personagens receberam um boost de skills, diferente dos rídiculos 50.000 SP de inicio, todo o novo jogador agora recebe 400.000+ SP que estão distribuídas em várias skills básicas, ou seja, um novo jogador pode subir em uma nave e partir para o PVP logo no primeiro dia, se ele vai se dar bem ou não já são outros quinhentos. Portanto, estes mesmos novos jogadores vão poder adquirir estes injetores no Market, de jogadores como o João para injetarem mais skill points em seus personagens, mesmo que eles não tenham a menor noção de onde colocar.

Mas ok, Quanto custaria?

Esta é uma pergunta difícil, uma vez, que o market do EVE é bastante flutuante, mas vamos analisar, e novamente, vou utilizar bases de cálculos rudimentares apenas para tentar criar um tipo de previsão, vou apresentar a você 2 realidades, cujo a única variável se dará pelo valor do Aurum a ser cobrado pelo extrator (A CCP já sabe quanto vai custar, porém, este valor será segredo até o dia do update):

Na primeira realidade, vamos levar em consideração que o preço dos extratores possam estar entre 1000 a 1500 aurum, um valor que eu NÃO consideraria justo, é um chute muito alto dado ao que eu estou acompanhando, pois a verdade é que a CCP DEVE colocar o valor do extrator acessível de modo que, ele chegue ao market TAMBÉM de forma acessível ao novo jogador (Lembra-se da política de New Bro Experience?). Agora, vamos a um pouco de matemática, vamos levar em consideração o “Tempo de Treino vs ISK + Aurum vs Extrator”, portanto: 500.000 SP é equivalente a 11,5 dias de treino (para um personagem sem implantes), um treinamento duplo, comprado via Plex, sairia em torno de 1.184B para 30 dias de treino (Valor utilizado como base retirado do eve-central da data em que este artigo foi escrito), portanto, o valor ficaria em torno de 453.8m ISK, pois corresponderia ao valor do plex por 11,5 dias de treino. Agora, se com 1 plex, você obtém 3500 aurum, e levando em consideração o valor do extrator a absurdos 1500 aurum, então, seria adicionados 507.4m ISK ao valor, portanto, o injetor pode chegar ao market custando mais do que 961,2m de ISK (Levando em consideração que este valor não deixaria margem de lucro, e que também, os jogadores que disponibilizarem injetores no market levem em consideração o tempo de treino vs plex relativo aos injetores, valores podem ser uma montanha russa no EVE já que o market é controlado pelos próprios jogadores).

E valeria a pena? Óbvio que Não… Porque você vai gastar 1 plex por 11 dias de treino sendo que você pode ter 30? Apenas pelo imediatismo de ter 500.000 SP? Para mim, o extrator deveria custar entre 150 a 300 aurum, o que nos leva a segunda realidade: Com este valor faria o extrator custar em torno de 101.4m ISK, tornando assim, o injetor disponível a partir de 555,2m ISK. Soa muito melhor concorda? Ou seja, com 1 único plex, você seria capaz de comprar 2 injetores, tendo assim, 1 milhão de SP para injetar no seu personagem, o suficiente para subir pelo menos 2 a 3 skills até o nível V. Isso soaria muito mais com o New Bro Experience proposto pela CCP.

Portanto, eu estarei esperando valores nos primeiros dias que estejam flutuando em um chute muito alto entre 800b a 1.2b (Valor variando entre as duas realidades apresentadas acima), pois, lembra-se da história do João? Não serão todos os jogadores que vão estripar seus personagens para tentar lucrar alguma coisa com isso, o que significa, que o comércio do injetor será pequeno, em poucos volumes nos primeiros dois ou três meses, até que os jogadores comecem a explorar o market, como por exemplo: Criar alts com o objetivo de extrair skill points, ou, até mesmo, comprar personagens Low SP no Character Bazaar e estripá-los para preencher o market com skill injectors, dentre outros.

Com isso, o valor do plex voltará a flutuar novamente, talvez para mais, assim como os valores dos personagens no Character Bazaar tendem também a subir, já que muitos deles também vão levar em consideração a quantidade de injetores utilizados.

Conclusão

Não parece, mas esta mudança vai mexer bastante com o EVE, em vários aspectos, seja pela comunidade dividida em opiniões muito opostas sobre este update, assim como alianças, corporações e o market que vão se adaptar a nova realidade. Mas, será mesmo que o novo jogador, como parte da nova política de retenção da CCP vai se aproveitar deste sistema? Como ele vai receber a noticia de que, além da mensalidade, ele precisa passar o cartão novamente para comprar injetores para o seu personagem, apenas para, avançar o treinamento? É comum um novo jogador demorar quase um mês para saber o que fazer dentro do EVE, então, será que ele seria capaz de saber onde gastar estes skill points injetados?

Ou no fundo quem vai se aproveitar deste sistema é a outra parcela de jogadores quase veteranos que estão com personagens entre 20 a 30 milhões de SP e que possuem ISK para avançar um pouco mais o treinamento de seus personagens? O que nos resta é apenas acompanhar, a virada da maré tem data marcada, será no dia 9 de Fevereiro, depois do Downtime, até lá, apenas podemos viver com as especulações…

Fly Safe! E com ISK no bolso…

Sobre snovadmin

Sugestão de Leitura

Um Novo Evento Iniciado: The Agency – Warzone Extraction

Em comemoração ao lançamento da EVE: Valkyrie – Warzone em 26 de setembro, temos um novo evento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *