domingo , 20 agosto 2017

Primeiras decisões – As mais importantes e irrelevantes!

Todo, ou quase todo, jogador iniciante do universo do EVE tem dificuldades em tomar as primeiras decisões do que fazer ou chega com uma preconcepção e com o passar do tempo, acaba percebendo que não era bem aquilo que tinha pensado.

Se você esta lendo este artigo antes de criar seu personagem ou acabou de criar um, mas ainda não sabe o que fazer, leia com atenção, isso pode fazer toda a diferença. Sério!

Pra se guiar basicamente olhe esta imagem:

What to do in EVE

Explicando a imagem; imagine que do centro da imagem pras imediações a dificuldade e tempo de treinamento vão aumentando. Cada galho dessa arvore é uma área de atuação dentro do jogo. (Essa imagem muda constantemente conforme o jogo muda, então não deixe de se informar e olha-la de vez em quando!)

Por muitas vezes players novos perguntam: “Qual a melhor nave?” E sempre a melhor resposta é: DEPENDE. Cada situação é uma situação dentro do EVE. Não ha UMA melhor nave, existe a melhor nave para aquela situação, pra outra ela não seria tão efetiva. E nunca, em hipótese alguma, subestime naves menores pensando que uma de classe maior tem vantagem somente por ser maior; tamanho não é documento ESPECIALMENTE NESSE JOGO!

Na parte superior temos combates; PvP (player vs player) e PvE (player vs environment). Nessa área você não deve se preocupar com preços de minérios, ou se uma determinada nave industrial está em oferta na loja da esquina, você deve se preocupar com quais naves você quer voar em curto, médio e longo prazo e como você ira fittar a mesma. Sim, vá se acostumando com os termos em inglês!

(Uma ressalva que se deve fazer é: esse jogo não é oficial no Brasil, portanto, uma parcela ínfima dos jogadores fala português ou qualquer outro idioma diferente do inglês. Logo atrás do inglês, vem russo, alemão e japonês. Então mesmo dentro de corps brasileiras, a quantidade de termos e associações com outros idiomas é maior que em outros jogos. Se você tem dificuldade com inglês, ou não sabe o mínimo pra entender essa língua comece a correr atrás.)

Os fits variam muito em questão de valor, local onde você pretende voar (HighSec, LowSec, NullSec – ou popularmente chamada 0.0 – ou Wormholes), se você vai estar sozinho ou em grupo, distancia do alvo, munição… Uma infinidade de variáveis.

Sempre procure testar fits com programas com programas como Pyfa ou EveHQ e testar situações no servidor próprio para testes, o Singularity (SiSi).

Para a direita temos os tipo de caminho focados em PvP que são a nata do jogo. Não é fácil e, dependendo da situação, um pouco menos lucrativa que outras coisas dentro do EVE; porem de longe a mais divertida e competitiva.

É esperado que você consiga se adaptar muito rapidamente às mudanças no field e esteja preparado, sempre, para o pior. Uma das regras mais importantes do EVE e ainda mais importante para o PvP é: NÃO VOE NADA QUE VOCE NÃO ACEITE PERDER! Não se abata ou fique triste porque destruíram aquela cruiser que você demorou um tempão pra conseguir comprar. Uma batalha você perde, outras você ganha, é assim mesmo.

Dentro do PvP, uma das coisas mais difíceis de aprender é ficar calmo e ter sangue frio durante o combate. Você precisa aprender a se concentrar para não deixar a emoção de perder a nave ou o susto de fazer algo errado, ou ate mesmo de quando você estiver em grande desvantagem, não perder o foco do combate. Ficar reclamando que é injusto ou que não deram chance, ou qualquer outra desculpa só torna a vitória do oponente mais deliciosa. DÊ O TROCO! Pegue outra nave, espere um bom momento e destrua o inimigo.

Para a esquerda temos o braço de PvE, que consiste em combate mas de forma mais controlada; o jogador geralmente acaba seguindo algumas rotinas para cada tipo de site de missão e tem, geralmente, um influxo constante. O risco é bem menor que o PvP mas não se engane, nenhuma área do jogo é 100% segura. Praqueles que vão entrar no ramo militar, provavelmente esses serão seus primeiros passos. As stations que novos player começam têm agentes que fornecem missões de tutorial que dão uma demonstração do que é e como se comporta cada área do jogo. Siga essas missões de tutorial ate o fim, elas ajudam bastante. Os controles de voo do EVE são diferentes e estranhos para a maioria dos iniciantes, os tutoriais ajudam muito o novo player se acostumar.

Na parte de baixo, estão as formas de jogo que não focam o combate, e se o jogador for perspicaz é a carreira mais lucrativa de todas. As opções são: Mineração e Indústria. Há algumas subáreas dessas duas maiores que você entendera um pouco mais ate o fim do tutorial.

Mineração é algo extremamente lento e repetitivo, com pouquíssimo combate (iniciado pelo minerador) e com facilidade de se fazer mineração em basicamente qualquer lugar. Começando aos poucos e depois com naves maiores e fits melhores. Não se engane, não há situação segura dentro do EVE. Você esta lá minerando quieto no seu canto, sem incomodar ninguém, e vem um grupo de naves e sem mais ou menos te destrói: isso é um gank ou suicide gank, algo muito comum MESMO EM HIGHSEC! Não dê brecha, sempre peça ajuda ou escolta para minerar. Os personagens militares estão ai para isso, não?

O tempo de treinamento não é extenso e você consegue treinar enquanto minera. Para mais informações de mineração em especifico, procure o guia:

www.eve-wiki.net/index.php?title=The_Complete_Miner%27s_Guide_by_Halada

Uma subárea da mineração que deve se ressaltar é P.I. (Planetary Interaction). É uma forma de jogo passivo que é possível ganhar bem sem muito esforço, mas cuidado, aqui tem uma pegadinha! P.I., sim PAGA SEU JOGO, mas você ficara escravo dele; no começo não procure uma forma de ser tão rentável ao ponto do jogo se pagar sem que você precise desembolsar dinheiro real, isso fara seu jogo se tornar chato e estressante e vai acabar te desmotivando…

Se preocupe com sua diversão e não em ganhar vantagem.

Outra coisa a se considerar é: EVE é um jogo social, se você vai entrar nele pra se isolar e jogar sozinho, provavelmente você ira achar o jogo chato.

Voltando à imagem, na área de indústria existem opções de produção de módulos, tecnologias e drogas. Cada uma dessas subáreas funciona de formas ligeiramente distintas com algumas similaridades como guerra de mercado. Vai de você decidir se gosta dessa forma de jogo e se adaptar a ela. Produção de drogas, por exemplo, é proibida em HighSec, forçando você a viver em áreas com menos controle, porem isso gera um risco consideravelmente maior.

Algumas tecnologias somente estão disponíveis em espaço não controlado como Wormholes. Estes sistemas são os mais perigosos e instáveis do universo. Ao contrario dos sistemas conhecidos, wormholes não tem entradas e saídas fixas, a cada período de tempo elas mudam de lugar dentro do wormhole e apontam para sistemas diferentes. Além disso não há stations então não tem lugar para docar e se esconder por um tempo. Nenhuma das regras de combate de HighSec se aplica lá dentro e para complicar ainda mais, alguns desses sistemas tem anomalias que dão bônus para algumas coisa e penalizam outras. Normalmente a Super não encoraja novos players a explorarem wormholes sozinhos, a não ser que numa situação especifica. Não que esses sistemas devam ser evitados, mas procure se informar muito bem antes de tomar qualquer decisão.

Por que o titulo do texto diz que são as decisões mais importantes e as mais irrelevantes ao mesmo tempo? Porque no EVE não há nível máximo que um personagem possa alcançar. Diferentemente de outros jogos, o EVE deixa que você treine todas as skills disponíveis ate o nível máximo, sem problemas; contudo isso levaria alguns ANOS (aproximadamente 22 pra ser mais exato). Então não se preocupe se no meio do caminho você percebeu que a área que você escolheu não te agradou tanto ou se você já se cansou dela e quer mudar, você não precisa criar outro personagem pra isso. Normalmente a necessidade de um segundo, ou terceiro char vem com algum tempo de jogo e isso é absolutamente normal e esperado. Lembre-se que, se você criar outros personagens na mesma conta, somente um vai treinar skills enquanto os outros não, e se você criar outra conta (como a maioria acaba fazendo) você vai ter mais contas para bancar do próprio bolso. Então pensem bem antes de fazer qualquer coisa. E o mais importante de tudo: PERGUNTE! Não hesite em perguntar nada. Aqui na Super, por exemplo, todos os jogadores veteranos sempre estão dispostos a ajudar seja in-game, por Skype, TeamSpeak ou qualquer outro jeito.

Seja bem vindo, divirta-se e Fly Safe!

Sugestão de Leitura

Como enviar ISK para um outro personagem ou corporação

Uma dúvida recorrente de jogadores de EVE Online é como enviar ISK de um personagem …

5 comentários

  1. Muito bom o seu guia para os novatos Kravo, ficou bem legal.
    Congratulações pelo tutorial.

  2. ótimo tutorial lido…

  3. Realmente algo reconfortante para se ler sobre EVE para os novatos perdidos. Obrigado

  4. To pensando em comprar o jogo, porém trabalho e estudo, logo não serei um jogador muito ativo… Não sei se me aceitariam em alguma corporação. 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *