domingo , 20 agosto 2017

O que NÃO esperar de EVE Online

De todos os jogos MMO no mercado atualmente (e durante um bom tempo, e talvez ainda anos a frente) nenhum é tão aberto, livre e impressionante quanto o de EVE Online, eu sou suspeito para falar, pois amo este jogo, e as vezes me encontro introduzindo novas pessoas com as seguintes palavras: “Não é para qualquer um.” e essa é uma verdade absoluta. Há pessoas que assim como eu são apaixonadas pelo jogo, outras, passam longe, mas poucas são aquelas que realmente entendem a proposta do EVE, que é a de se “viver no espaço“.

Novos jogadores, quando chegam ao EVE, geralmente vem com a mesma história: Ou compraram através de alguma promoção (na steam) ou porque resolveram dar uma chance ao jogo, justamente pelo o fato de ele ser pago mensalmente e manteve, durante anos, algum preconceito quanto a esse fato… Acredite, aquele seu jogo Free To Play que você coloca dinheiro para comprar itens e cosméticos saiu mais caro do que o EVE.

Jogadores vindo de outros MMOs acabam chegando no eve com alguns conceitos que na prática não são aplicáveis. A falta de entendimento em como o jogo funciona pode acabar sendo uma fonte de frustração ou confusão para o novo jogador que realmente decidiu tentar. Perguntas frequentes como: “Qual a melhor raça?” ou “Qual é a melhor nave?”  a inevitável “Como posso alcançar os jogadores mais antigos?” e a principal de todas “O que fazer agora?“.

Vamos então falar a verdade nua e crua a respeito do EVE Online e ajudar a quebrar alguns paradigmas de sua mente antes de realmente começar no jogo.

Fazer o jogo pagar por si só

É comum, muitos jogadores novos entrarem no EVE e lerem em algum lugar de que é possível comprar o plex com o dinheiro do jogo (ISK) de modo que você não precisa gastar nenhum dinheiro real. Isso é verdade, é realmente possível fazer isso no EVE, mas, para um jogador que começa agora, isso é uma pura ilusão. Seguir este caminho, irá transformar o EVE num jogo enfadonho e extremamente cansativo. Imagine a situação: Você irá jogar por um mês inteiro para no final esvaziar todas as suas economias só para pagar mais 30 dias de farm incansável, como um rato correndo numa gaiola exaustivamente, sem sair do lugar… Isso não soa muito divertido não é? Acredito que não.

O modo como você joga EVE é que vai ditar qual será a sua recompensa, como na vida real: Se você trabalhar duro será bem recompensado, e isso se aplica perfeitamente dentro do universo de EVE, este jogo não exige que você seja um ávido jogador hardcore, mas não o impede de se tornar um, a escolha é apenas sua. Você vai encontrar jogadores veteranos, alguns com anos de jogo, que, ainda pagam o jogo com dinheiro real, mesmo ganhando dinheiro suficiente para comprar Plex, preferem, reinvestir o dinheiro em sua própria diversão. Portanto, esqueça este pensamento, sua prioridade é descobrir o EVE e se divertir.

Grindar XP e LVL? Tem como?

4296300207_863ccaa334

Diferente da maioria dos MMOs, onde o seu personagem se torna forte a medida que você “luta”, no EVE você não melhora suas atividades enquanto o pratica. Mineirar não aumenta suas habilidades de mineiração e matar inimigos não o recompensa com experiência, pontos ou níveis.

Ao invés disso, você deve escolher qual skill treinar em seu personagem e esperar EM TEMPO REAL até que ela se complete, mesmo que você não esteja online no jogo para isso. Dependendo de que skill você está treinando, elas podem demorar 10 minutos ou até um ou mais de um mês para ser treinada, e não importa o quanto você jogue, e o que você faça, esse tempo NÃO SERÁ ALTERADO.

Com isso, o progresso no EVE é considerado lento, dando uma extrema importância sobre o que você vai treinar, pois, nenhuma skill pode ser removida nem seus pontos realocados. Essa é uma das grandes barreiras que afastam novos jogadores do EVE, jogadores que ainda mantém em suas mentes a idéia de um jogo de MMO, imediatistas e que não possuem nenhuma paciência.

Jogar Sozinho

 

Você provavelmente vai ler isso em todos os lugares, EVE é um jogo social, e quem dizer a você que o joga ou jogou durante anos sozinho, é bem provável que esteja mentindo. EVE é um jogo feito para você jogar com seus amigos, dentro de uma corporação com outros membros e envolvido em suas atividades. Tentar jogar sozinho ainda mais no inicio, fará você se perguntar logo nos primeiros dias: “E agora, o que eu faço?” e quando você chegar neste ponto, sem ter buscado alguém para compartilhar o espaço acabará desistindo do jogo, com aquela sensação de “é só isso?” sem ter ao menos experimentado 10% de todo o EVE.

E isso não vai mudar, embora existem atividades no EVE que você possa fazer sozinho, elas acabam se tornando repetitivas com o tempo, pois elas não foram feitas para serem o “foco” principal do jogo. Se você não gosta de jogar com outras pessoas, então, não compre o EVE.

Corps não dizerem o que devo fazer

Joiningcorp

Você percebeu que o EVE é um jogo social e que não se deve jogar sozinho, você busca por corporações brasileiras, mas algo em todas elas lhe chama a atenção: Elas exigem determinados tipos de jogadores, jogadores focados em PVP, PVE, mineiradores, industriais, e quando você escolhe uma delas para fazer parte, recebe uma tonelada de informação e doutrinas para serem treinadas. Doutrinas essas que são pré-requesitos para se estar dentro daquela corporação, ou seja, você deverá treinar seu personagem seguindo uma direção ditada por outros.

Entenda que as corporações (as mas antigas) em EVE Online, em sua grande maioria, são sérias, e não são NADA parecidas com Guilds ou Clans de jogos MMOs comuns. A maioria das corporações possuem uma estrutura complexa que precisa ser mantida com a COLABORAÇÃO DE TODOS OS SEUS MEMBROS. Como você vai ver no próximo item, EVE Online não entrega conteúdo na sua mão, você tem que ir atrás dele, e isso envolve ISK, e como conseguir dinheiro no jogo, e se você não estiver alinhado com as propostas daquela corporação, e ficar ali, apenas ocupando espaço, saiba que você será expulso. Os CEOs levam suas corporações com bastante seriedade.

O grande problema é que alguns jogadores novos não gostam disso, não gostam que “lhe digam o que fazer” alguns chegam a dizer que “já sabem bastante sobre o EVE” isso com apenas um dia de conta, mas acredite, você ainda NÃO SABE DE NADA e PRECISA QUE LHE DIGAM O QUE FAZER, você ainda não tem conhecimento suficiente para determinar uma linha de treinamento para seu personagem, os treinos são demorados, ocorrem em tempo real e você precisa que alguém lhe ajude a direcionar o seu personagem, a dizer as skills certas a serem treinadas, e com isso, ter um melhor aproveitamento no jogo, e não passar um mês treinando uma série de skills que você leu em algum lugar que seriam úteis e que no final, não lhe servem de nada.

EVE irá me entregar conteúdo

Não espere que assim que você entrar no jogo, você receberá uma mensagem de algum NPC solicitando que você faça alguma “quest” para ir em algum outro lugar do universo completar uma missão para ganhar dinheiro, pontos e etc… EVE não funciona desta forma. Em nenhum momento, o EVE irá lhe entregar conteúdo, se lembra do que eu lhe disse lá em cima? EVE é um Sandbox onde sua proposta é lhe dar um “espaço (New Eden) para você viver dentro dele“, e o seu próprio conteúdo, quem cria é VOCÊ. O jogo oferece inúmeras atividades e várias formas de se ganhar ISK. Muitas pessoas desistem do EVE proclamando aos quatro ventos que o jogo é “chato” ou “repetitivo” e acredite, EVE só se torna chato ou repetitivo se VOCÊ o tornar desta forma.

Com o tempo o jogador começa a ter uma melhor visão do jogo, de suas atividades e do que ele pode fazer dentro daquele universo, inclusive para ganhar ISK, existem variados artigos espalhados pela internet a fora falando sobre profissões e atividades (ativas e passivas) para se ganhar dinheiro, basta escolher uma e seguir em frente. Treine outros personagens para desempenhar estas atividades, todas necessitam de Skills e ajuda a manter o foco do seu jogo.

Conclusão

EVE Online é um dos poucos MMOs que se baseia inteiramente na filosofia do sandbox, você como jogador, vive uma vida dentro da galáxia de New Eden, e escolhe o que fazer, como fazer, e de que maneira fazer, com total liberdade. Concepções de outros MMOs não se aplicam de nenhuma forma no universo de EVE, como por exemplo, utilizar o “melhor equipamento” ou “a maior nave é imbatível contra as menores” pode ser um caríssimo erro.

No entanto, EVE é um jogo extremamente equilibrado, lhe permite voar ao lado de jogadores veteranos, tomar parte de grandes confrontos PVP, enfrentar jogadores muito mais velhos que você e derrotá-los, apenas sabendo o que fazer com a sua nave e contra a nave de seu adversário.

A falta de direção e progressão linear no jogo em si, pode acabar tornando difícil a adaptação de um novo jogador, mas, apesar disso, EVE é um jogo fantástico e que realmente, vale a pena o esforço.

Sobre Kellar Mikakka

Aficionado por todo o tipo de conteúdo de Ficção Ciêntifica, encontrou no EVE a melhor forma de se "viver" no espaço. Se me ver no EVE, não atire! Estou apenas transportando Exotic Dancers. :D

Sugestão de Leitura

Como enviar ISK para um outro personagem ou corporação

Uma dúvida recorrente de jogadores de EVE Online é como enviar ISK de um personagem …

3 comentários

  1. Muito bom o artigo. Sou um player que jogou WoW por 10 anos. Entrei no EvE justamente porque essa coisa de sair matando tudo e ser carregado pelos outros, sendo que upar um personagem no WoW você consegue em uma semana de grind, não se aplica no EvE.
    O EvE não é um jogo pra mlk, pois a maioria deles não tem tempo pra esperar. Aguardar o treino de skill é frustrante. Ahhh sim, como é. Mas a recompensa é muito maior, é uma conquista poder voar aquela nave. É uma conquista poder participar de um PvP com apenas 24 horas de treino e sim, você irá ajudar a sua Corp naquela kill, nem que seja para evitar que o inimigo fuja!!
    Enfim, um jogo que requer estudo e as coisas não caem do céu!!!! Resumindo um excelente jogo.
    Fly safe.

  2. Eve pra mim vai além de um jogo MMO. A complexidade e integração entre “as coisas”, fazendo um ciclo sempre completo, me fascina. É um um jogo para pessoas que querem desenvolver capacidades de sociabilização, negócios, estratégias complexas. Perfeito o artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *